segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Marcelo Jeneci - Feito Pra Acabar


Flutuar, verbo transitivo no sentido figurado: "As músicas de Feito Pra Acabar, debut de Marcelo Jeneci, possuem uma leveza mágica, como se flutuassem enquanto tocadas." Fiquei com isso na cabeça durante os dias em que convivi com o álbum. Então, achei que seria a melhor maneira de iniciar o texto. Explicarei melhor a idéia do "flutuar":

Marcelo Jeneci começa sua jornada como se estivesse lançando uma carreira "solo". Isso porque suas composições e suas habilidades como multi instrumentista já foram utilizadas em discos aqui e acolá. De maneira que até chegar a Feito Pra Acabar, Marcelo construiu uma reputação de músico talentoso. A expectativa pela qualidade do álbum excedia, portanto, as convenções de "disco de estréia".

Felicidade dá o tom: composição sólida, linda participação vocal de Laura Lavieri, melodia que flui como uma pequena valsa, arranjos simples e sofisticados...você estará sorrindo antes que a música acabe. As cores mais quentes de Jardim Do Éden mostram que as variações rítmicas não interferem na fluidez quase onírica aqui encontrada: o equilíbrio é a base da produção azeitada de Kassin. Copo D'água é um rock cru, os versos de Jeneci jogando com o ritmo de maneira contundente. Quarto De Dormir mostra a faceta do romantismo descarado, que Roberto Carlos já produziu um dia e gente como Fernando Catatau resgatou. Pra Sonhar possui uma singeleza que consegue reverter a idéia de que cantar sobre "um navio a navegar" é uma forma asséptica de praticar um brasileirismo lírico.

E tudo só melhora a cada faixa: Por Que Nós é mais um dueto lindíssimo, com um refrão que é praticamente um apelo universal, dentro de uma forma delicada de dizer "que fomos serenos num mundo veloz / nunca entendemos então por que nós". As letras formam um mosaico de reflexões, sensações e apelos: nunca faltam palavras e ganchos para Jeneci, que dialoga e surpreende o ouvinte com bastante frequência. Show De Estrelas soa como uma celebração da capacidade humana de criar, compartilhar alguma forma de felicidade. A psicodelia tropical de Pense Duas Vezes Antes De Esquecer e a canção título - um exercício sinuoso de poesia e construção melódica - encerram de forma perfeita a jornada.

Flutuamos portanto em um universo rico e belo em treze faixas, trabalhadas com esmero ímpar. Um dia teremos contexto histórico mais apropriado, mas Feito Pra Acabar praticamente grita "clássico". E é mais um retrato do momento efervescente de uma nova geração de compositores. 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário