terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Juliana R - Juliana R

Saindo mais pro fim do ano, esse álbum de estréia da cantora-compositora baseada em São Paulo Juliana R não foge do padrão encontrado em outros debuts independentes de 2010. E isso é um elogio e uma constatação: uma nova safra de músicos construiu um caminho que começa a ser enxergado para além dos esporádicos shows; trata-se do registro de estúdio de composições que foram testadas e aperfeiçoadas por anos. Basta observar a lista de melhores de 2010 elaborada por esse blog: mais da metade dos listados apresentaram seus primeiros trabalhos.

Juliana aposta em variações estilísticas, mas possui clara definição e mão firme nas composições. Fuga queima lentamente, levada em insistentes acordes e loops de bateria. Também já mostra a qualidade das letras da cantora, que cria pequenas suítes hipnotizantes. Dry These Tears exercita o pop ensolarado, embora marcado por letras como "I'm as lonely as someone can be". Funciona como aquele truque de enroscar ganchos melódicos e inclinação melancólica. Vou Ver, De Repente é carregada quase unicamente pela guitarra e voz, e reafirma o talento para desenhar cenários através de versos e riffs simples e efetivos. El Hueco injeta eletricidade e crueza sem perder as características positivas citadas acima. Repare que as quatro primeiras músicas passeiam por idiomas e estilos diferentes, costuradas pela sagacidade de Juliana R.

Since I've Met You resgata o folk pop já conhecido, arredondando algo que poderia soar óbvio e transformando em uma pepita delicada. Mas não há espaço para sentimentos leves aqui: Longe retoma a lenta melancolia, criando atmosfera densa, como uma Cat Power mais jovem. Essa ciclotimia do álbum não reflete confusão e/ou indefinição, mas soa como se Juliana possuísse um controle bastante elástico, repuxando ora para momentos mais brilhantes e outros mais dark. Desde Que Cheguei possui tom confessional, e pode muito bem refletir a sensação de enfrentar um ambiente diferente, ás vezes hostil e solitário, mas também a busca pela afirmação da adaptabilidade: "Desde que Cheguei/ ninguém para confiar/para num abraço/ me confortar/ me acomodar.../noites sem fim/ iguais a mim".

If You Could See Me Now aprofunda o clima denso, mais uma vez Juliana carrega a canção com entrega de letras cortantes: bonita e pungente. Viagem encerra de forma correta esse surpreendente álbum de cores distintas, que ganha maior valor justamente por coordenar pequenos arroubos de iluminação mais clara com a beleza da escuridão. 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário