domingo, 12 de dezembro de 2010

Trance-Punk World Music : Arrington De Dionyso

foto: Lucinda Roanoke

Um dos discos mais bacanas que eu ouvi esse ano é de 2009. Malaikat dan Singa, projeto de um cara chamado Arrington De Dionyso. Dyoniso canta, compõem e realiza performances que envolvem artes visuais e música. Vocalista da banda fundada em Olympia Old Time Relijun, Arrington embarcou nesse projeto, tentando trazer uma música ao mesmo tempo intoxicante e agressiva, ritualística e transcendental. Cantar no idioma indonésio é só o começo do estranhamento causado nas primeiras audições: ele usa sua voz com modulações diferentes, fazendo dela mais uma ferramenta, um dos componentes utilizados na mistura de percussões, guitarras, instrumentos como clarinete e alguma improvisação.

Contratados pelo clássico selo K Records, de Calvin Johnson, Malaikat dan Singa lançou o primeiro álbum em 2009, de mesmo nome. Chamado de "trance-punk" pela gravadora, o que ouvimos é realmente uma alternativa ao indie rock ou a eletrônica praticada atualmente. Trazendo referências pouco conhecidas, Arrington carrega um ataque certeiro de baterias, cânticos e crueza, resultando num som bastante distinto e original. Somos informados pelo release da gravadora que o conteúdo das letras consiste em "mitologia e fantasia combinados com uma tradução livre dos poemas de William Blake". Só ouvindo pra captar o mundo criado pelo americano.

Conheci o trabalho do Malaikat dan Singa graças ao Dago Donato, dono do Neu Club em São Paulo e do blog Be My Head . Repasso aqui a melhor dica musical que recebi esse ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário