quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BBB 11? Assista a Series 7: The Contenders



Enquanto o Brasil começa a assistir o BBB 11, um reality muito mais interessante vai ao ar nos EUA. A sétima edição de Contenders, dessa vez ocorrendo na cidade de Newbury, Connecticut. A vencedora das últimas edições, Dawn Lagarto enfrentará seus oponentes em sua cidade natal. Para adicionar mais emoção, Dawn está grávida. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente por meio da loteria, e são os seguintes:

Connie Trabuco, 57, solteira, enfermeira de PS
Jeffrey Norman, 33, casado, artista
Anthony Reilly, 39, casado, desempregado
Franklin James, 72, aposentado
Lindsay Berns, 18, estudante

A exemplo das edições anteriores, as regras são as mesmas: cada participante receberá um pistola Glock 17 e será encorajado a encontrar outras armas e coletes. Daí em diante, o show vai acompanhar sem descanso a luta dos escolhidos pela vida. Como sabemos, o vencedor será aquele que atingir a meta e matar cinco concorrentes. A maratona The Contenders terá mais de uma hora de duração. Aqui o site oficial do programa.

Por mais excitante que possa parecer, esse programa na realidade não existe. É apenas a premissa do filme Series 7: The Contenders, de 2001. Dirigido por Daniel Minahan, essa paródia de reality shows era uma maneira de criticar acidamente a proliferação desse tipo de programa na época. Incrivelmente, dez anos depois, o filme anda meio esquecido, mas os programas não.

Filmado e mostrado como a edição final do fictício programa, somos levados a observar, além do absurdo objetivo final, a edição maniqueísta e sentimental dos organizadores do programa. Além do questionamento sobre a manipulação de regras e a exposição do ridículo, o filme traz na própria fórmula uma maneira de mostrar como somos curiosos a respeito da tragédia alheia: a edição veloz, a narração em off dramática, crises entre os participantes, detalhes íntimos de suas vidas; isso prende a atenção, e no final você estará torcendo por alguém e curioso pelo desfecho. Mesmo sabendo que está sendo enganado desde o início.

Daniel Minahan atualmente dirige episódios de seriados como True Blood, e já trabalhou em Six Feet Under, Deadwood e Grey's Anatomy. A trilha sonora foi feita pelo incrível Girls Against Boys, mas Love Will Tear Us Apart ilustra momentos "tocantes" do programa, epa, filme. Veja o trailer não oficial (contém spoilers!) e a bela One Dose Of Truth com o GVSB:




Nenhum comentário:

Postar um comentário