domingo, 23 de janeiro de 2011

Jennifer Lo-Fi - Summer Sessions EP



O segundo EP dos paulistanos entrou na nossa lista de melhores lançamentos de 2010. Justo então que expliquemos a escolha, num ano de outros bons discos - que serão devidamente comentados por aqui. A estréia do Jennifer Lo-Fi se deu em 2009, pelo EP J Lo-Fi. O disquinho mostrava alguns trunfos da banda: os vocais impressionantes de Sabine Holler, as tramas instrumentais consistentes e densas. Mas ao mesmo tempo, havia a sensação de que por trás da fúria e energia demonstradas poderiam surgir novos caminhos. Tínhamos uma banda com clara admiração pelos freak-outs do Mars Volta e ambientações do post-rock. Mas, aqui e ali, era possível identificar um potencial ainda inexplorado.

Na metade de 2010, saiu Summer Sessions EP. Na primeira faixa, Instrumental, ironicamente somos hipnoticamente introduzidos pela voz de Sabine a um novo elemento na fórmula da banda: o instrumental continua com seus interplays, mas agora eles são mais conscientes e afiados; a velha impressão de amadurecimento, a de "fúria controlada" é claramente exercitada aqui. É como se acondicionassem a densidade ambiental de bandas como Mogwai e Godspeed You!Black Emperor com a precisão rítmica do math rock do Battles. Mais a já citada voz de Sabine, surfando por entre as teias.

A continuação do disco apresenta mais quatro músicas. Outra impressão notável: o ordenamento das faixas permite uma noção de progressão mais clara do que o do primeiro EP. A mesma fórmula descrita vai sendo exercitada e a banda vai dando passos pequenos porém determinados. É como se estivessem acrescentando gotas em um conteúdo potencialmente explosivo: sem abrir mão do barulho, o Jennifer Lo-Fi vai encontrando a beleza escondida em cada acorde, efeito e verso aplicado. Que venha o próximo EP e o laboratório de experimentações sônicas tenha alcançado novos resultados. 7,5 /10 Faça o download do EP no site Rock In Press
Abaixo, Catarse, ao vivo para o programa Poploaded:

Nenhum comentário:

Postar um comentário