quinta-feira, 10 de março de 2011

Anna Calvi - Anna Calvi



A inglesa aclamada no início do ano como promessa pela imprensa musical de seu país não decepciona em seu primeiro disco. No imenso universo pop de cantoras britânicas novas, há espaço pra quase tudo: pop-rock, indie rock, electro, soul, folk...Anna Calvi soa diferente. Assim como a estreia de Lonelady no ano passado, Calvi desbrava um cenário menos óbvio: referências dark-goth, blues rock, guitarras de toque espanhol: alicerçado por uma voz extremamente marcante (Florence, chore) e essa forma não menos impressionante de tocar sua guitarra, Anna possui um repertório forte de dez canções. Nenhuma delas passa sem te causar arrepios. A produção ajuda, deixando os ecos, reverberações e a voz serpenteante da cantora dominarem.

De personalidade forte, o album soa sim bastante dramático e sombrio. Mas não há como não ser envolvido pelas ambientações de Calvi. Comparações com a PJ Harvey jovem já ocorreram, mas a sintonia parece ser diferente: a fúria e a crueza de PJ contrastam com a entrega romântica e a forma mais rebuscada de tocar guitarra de Anna. Dois vídeos abaixo, capturados ao vivo, são exemplos claros do que esperar de Anna: o primeiro é uma versão para Jezebel, famosa na voz de Edith Piaf nos anos cinquenta (não está no disco) e a outra é a rendição de sua própria Desire.

De tom teatral, a música que é entregue aqui é uma trilha para turbulências emocionais, paixão e sangue, de cores fortes; entretanto, a beleza é tanta que equilibra temas perturbadores e transforma em pequenas obras primas dark. Um debut encantador. 9/10


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!

    O meu está parado e desatualizado, mesmo assim, se quiser dar uma olhada...
    Senti falta de uma review do Radiohead!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo apoio! Em breve vai rolar a review do Radiohead, é muito disco pra ouvir! Vou olhar sim, abraços

    ResponderExcluir