quinta-feira, 17 de março de 2011

Top Surprise - Everything Must Go



Mineiros de Juiz de Fora, o Top Surprise teve esse EP produzido pela lenda do lo-fi brasileiro Lê Almeida. O nome do disco é o mesmo de um clássico do Manic Street Preachers, mas a vibe aqui é outra. Ostentando com orgulho a gravação tosca popularizada pelos indies dos anos 90, a banda é bastante generosa na quantidade de faixas: sete. Quando se fala em produção tosca não é uma forma de reduzir o esforço de criar e otimizar um formato, mas apenas a maneira de ressaltar o que Robert Pollard, J Mascis, Stephen Malkmus e, em maior extensão, Sonic Youth e Teenage Fanclub já empregaram. Guitarras espinhosas e melodias bem colocadas fazem o EP soar bastante convincente, até para os céticos de um revival das distorções e doçuras.

Samsara abre com as já esperadas guitarras condutoras; Saturn (The Season) acelera as coisas sem abrir mão das quebras melódicas; More Than Cool seria meu single da semana se eu escrevesse pra algum semanário britânico: perfeitamente pop e estridentemente rocker, sabor indie antes do indie virar mainstream. I Shoot The Devil é um country-punk-lo-fi divertido: uma amostra de que o Top Surprise utiliza elementos dentro de um campo musical bastante característico, mas sabe brincar com essas limitações. Com uma formação básica e uma guitarrista candidata a cool girl indie, o mundo deve ser conquistado aos poucos pelos caras (Ok, coleguinhas da Boo, voces tambem são demais: não quero causar um momento Black Francis>Kim Deal aqui).

Se o Yuck revive um tempo que a garotada que nasceu na década de 90 só imagina - pré internet, MP3, Youtube e Smartphones através de um revivalismo saudável, o Top Surprise e a cena lo-fi brasileira também merecem atenção. 7/10

Dá pra baixar o EP no Myspace deles.


Top Surprise - More Than Cool by eduardoyukio

Nenhum comentário:

Postar um comentário