terça-feira, 26 de abril de 2011

Gang Of Four - Content


Com a nova organização do modelo de consumo de música, bandas velhas estão retornando em busca de uns trocados e enterrando qualquer senso de dignidade ao tocar seu repertório antigo para fãs saudosistas. Mais difícil - e arriscado - é se manter criando músicas novas. O Gang Of Four nunca realmente terminou, mas sua trajetória foi cheia de interrupções. Com um disco de estreia clássico (Entertainment!, 1979) e uma carreira mais prolífica até o meio dos anos oitenta, os anos seguintes viram o grupo perder dois membros originais e apenas dois álbuns de inéditas na década de noventa.

No começo desse ano, Andy Gill e Jon King, os dois remanescentes da formação original retomaram a carreira de verdade. Não apenas excursionando (como vinham fazendo durante a segunda metade dos anos 00), mas gravando um album de inéditas. Bastante apropriado para o momento, já que o pós-punk que fez a fama deles, um do tipo funkeado, afiado e abrasivo serviu de grande influência para sujeitos do cenário recente: das experiências dançantes de bandas como Rapture, !!! e LCD Sounsystem (selo DFA em geral) ao pop britânico do Franz Ferdinand e Bloc Party . Sem falar em bandas clássicas como Fugazi e Nirvana. Ou seja, eles tinham de entregar alguma coisa decente, senão seria uma decepção.

Content não apenas retoma o som clássico do início de carreira, mas também parte da inspiração e força. A pegada instrumental está presente nos riffs de guitarra ora fluidos e dançantes, ora ameaçadores e pesados, enquanto a cozinha trabalha no interplay funkeado. As letras mantém o cinismo e a acidez de outrora, embora eles tenham amadurecido suas mentes tanto quanto o mundo político atual se aproxima das polaridades dos anos setenta. Se o disco sofre em algum momento pela falta de variações, cresce com alguns sons mais redondos como I Can't Forget Your Lonely Face, You'll Never Pay For The Farm e Second Life, todos exemplares da coisa abrasiva/funkeada/quadrada típica da banda.

Assim como o Killing Joke, que lançou um sólido disco no ano passado, o Gang Of Four pode se orgulhar de suas novas canções: elas se integrarão perfeitamente num setlist que contenha Damaged Goods, Natural's Not In It, e At Home He's a Tourist. 7/10

O Gang Of Four faz apresentação gratuita em São Paulo no dia 29 de Maio dentro do Cultura Inglesa Festival, junto com Blood Red Shoes e Miles Kane. Os shows serão no Parque da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário