sexta-feira, 8 de abril de 2011

"Submarine" será o filme do ano?



A estréia como diretor de Richard Ayoade (mais conhecido por seu papel no sitcom IT Crowd) é uma adaptação do livro de Joe Dunthorne. Richard já dirigiu videoclipes para o Arctic Monkeys, Yeah Yeah Yeahs e outros - já falamos sobre isso aqui - mas a recepção crítica para seu primeiro longa é muito positiva.

O filme gira em torno do garoto Oliver Tate (Craig Roberts) e suas preocupações fatalistas: acredita ser um escritor torturado- gênio fadado á incompreensão; é atraído pela garota confiante Jordana Bevan (Yasmin Paige); acredita que seus pais (interpretados por Noah Taylor e Sally Hawkins) irão se separar devido á aproximação de um hippie-new age (Paddy Considine). Uma comédia de tons nostálgicos e que recorre ao tema da adolescência e suas alavancas emocionais.

Mais do que o tema em si, o filme parece reunir um certo padrão para o cinema britânico: a chegada de novos talentos em um só filme: o diretor Ayoade e o jovem casal protagonista já são darlings locais. Pela boa recepção no festival de Sundance - e o apoio de Ben Stiller na produção - Submarine pode deslanchar a carreira desses caras como Trainspotting fez para Danny Boyle e Ewan McGregor principalmente.

A relação entre os filmes não pode ser completa - como a NME acredita - porque Trainspotting pertence á uma outra época. A incipiência das mídias da internet em 1994 permitia engarrafar o zeitgeist de forma menos árdua; a trilha sonora daquele filme reunia todos os nomes bombados do Britpop - Blur, Pulp, Elastica e a emergente cena eletrônica: Underworld e Leftfield. Algo que seria pouco provável na pulverizada cena pop atual.E o público hoje demanda suas preferências com a mesma agilidade em que compartilham opinião. O que derruba a tese do articulista ejaculador precoce do semanário inglês. Dessa forma, Ayoade corretamente solicitou a Alex Turner - um dos poucos bons letristas da atualidade - uma pequena gama de canções, que pudessem se relacionar com o filme. E o líder do Arctic Monkeys entregou um mini-album bastante reflexivo e interessante. Como o filme promete ser.

Assim mesmo, Submarine deve fazer barulho. Já está em cartaz no Reino Unido. Sem previsão de estreia no Brasil. Veja o trailer e uma canção da trilha abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário