domingo, 22 de maio de 2011

Nuda - Amarénenhuma


Já havíamos ficado boquiabertos com o teaser que o quarteto de Recife havia liberado meses atrás. O que levou a uma ansiedade e transformou Amarénehuma em um dos discos nacionais mais aguardados do ano. E finalmente saiu. Devo dizer que não há espaço pra decepções aqui.

A Maré Nenhuma reforça a condição de mais bela canção do ano até agora, toda embebida em lirismo e condução instrumental tão delicada quanto os vocais. A aparente tranquilidade espiritual da música é apenas a ponta do universo rico da Nuda. Samba de Paleta já apresenta algumas reações ásperas, e a diversidade rítmica do grupo vai se mostrando a cada timbre. O ouvinte vai notar que é levado quase que sem solavancos por gêneros diversos, embalados pelo approach rock.A Pedra é Captain Beefheart nascido em terras pernambucanas, e o interlúdio é tão atraente quanto as demais músicas. Fazendo ponte logo para Maruimstad: outra pérola de fúria sob controle e elasticidade. A noção de espaço desses caras é absurda. Ode aos ratos, versão da composição de Chico Buarque e Edu Lobo ganha a carinha Nuda (sim, eles já possuem esse tipo de personalidade) de abrasividade. Em nome do homem é um tango rock freak que traz alusões ao cenário urbano do Recife e uma constatação do ser humano sendo destituído de alma. Pisa traz uma precisão quase matemática mas na real soa apenas bem brasileira, ponte pra Acorde Universal que traduz a máquina precisa e de nuances de beleza da Nuda. Ainda temos o samba chorado de Eu e/ou você Doutor e o encerramento com a reflexiva Prece da ponta da faca, quase uma concorrente em nível emocional/melódico da música de abertura do disco.

Praticamente irrepreensível, das composições aos trabalhos técnicos (produção, mixagem, masterização), que ajudaram muito á compreensão do arsenal de idéias e truques da banda, Amarénenhuma é sério candidato ao posto de disco do ano. Por enquanto, é possível dizer que, mesmo que talvez sem querer, a Nuda tenha estabelecido um padrão para a produção independente nacional: não é de fórmulas, receitas ou virais que grupos precisam para abrirem caminho: basta ter talento e trabalhar direito. É o caminho mais árduo, mas a inspiração está aqui gravada.Basta seguí-la. 9/10

Baixe o disco no site oficial dos caras.

Nuda - Em nome do homem by eduardoyukio

Nenhum comentário:

Postar um comentário