domingo, 19 de junho de 2011

Gang Gang Dance - Eye Contact


Ninguém precisa dizer que experiências sônicas que misturam texturas orgânicas com eletrônicas são tendência e centenas de bandas assumem sua identidade através de Macs e sintetizadores enquanto manipulam beats. Está implícito em praticamente todo lançamento bombado a sair dos clubes pelas redondezas da Nova Iorque cool. O problema é que o excesso - de bandas, idéias mal realizadas e atenção - resulta em música que não se eleva a condição alguma. Mas existem exceções, e o Gang Gang Dance resiste bravamente aos desafios de novos discos ao trabalhar espontaneamente na liberdade de criação. Eye Contact é um petardo controlado com precisão ao conduzir um ataque completo de samples, sintetizadores, guitarras e a já vencedora ferramenta vocal de Lizzy Bougatsos, uma mutante sensorial integrada aos lampejos excêntricos da banda.

Glass Jar inicia a jornada com uma construção lenta e desorientadora, onde o fio condutor é pouco reconhecível, apenas pedaços de violência rítmica elevadas; Adult Goth pode a princípio soar mais próxima de uma peça pop eletrônica mais ortodoxa, exceto pelo fato de na realidade soar como um lamento criado em abrigos anti-aéreos, caos e tristeza. Chinese High preenche espaços com inserções tão precisas e inventivas que o vocal "étnico" de Lizzy parece apenas uma característica comum, mas a canção toda é uma pancada cerebral e bonita. Reparem que definir o que rola em Eye Contact é um desafio porque há aparentemente coisas não lineares ou incomuns, o que é verdade. Mas a audição é fluida como todo disco pop deve ser. Mindkilla empresta os beats e distorções do garage e cria uma fórmula de elementos tropicais e psicodélicos.

Capazes de criar consistência em um formato quase abandonado (o album) , sem perder a mão de potencializar canções individualmente, e ainda apostar em experiências sem alienar o ouvinte, o Gang Gang Dance é um dos mais bem sucedidos grupos atuais na criação de sons contemporâneos. Ótimo. 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário