sábado, 9 de julho de 2011

Pitanga, o terceiro disco de Mallu Magalhães

imagem extraída do site oficial

Desde o início de maio em estúdio, Mallu Magalhães prepara seu terceiro album. Publicando em seu blog um diário desde o primeiro dia de gravações, a cantora-compositora permite mais do que uma aproximação com seus fãs ou a promoção do disco em si. Poucos músicos se sentem confortáveis ao revelar o trabalho em progresso com detalhes. Preferem revelar tal processo após a realização e lançamento do disco, trabalhando mais com memórias selecionadas e emoções depuradas.

Mallu descreve o dia a dia do estúdio com a mesma entrega delicada, solta que demonstra em entrevistas, muitas vezes confundida com uma postura blasé ou arrogante. Na verdade, os registros diários revelam tanto as qualidades quanto as fragilidades; é difícil distinguir quando Mallu se concentra em aspectos mais técnicos da gravação e quando revela dúvidas na resolução de alguma canção: aqui, há o aspecto de demonstração de capacidade criativa para encontrar soluções, mas também a humildade em reconhecer as limitações e intervenções de outros músicos.

Passagens de situações prosaicas podem parecer dispensáveis, mas um olhar mais apurado pode permitir a compreensão de que diversos momentos podem estar delineando o que será ouvido em Pitanga (esse é o nome do disco): não apenas a alegria de encontrar o timbre certo, mas os pequenos acenos á passeios, shows ou até mesmo visitas de amigos e familiares ao ambiente; ou comentários tão paulistanos como reclamar do tempo seco, da poluição e do frio inverno. O diário é um mosaico de cenas ordinárias, mas talvez seja esse o ponto que distingua Mallu no cenário pop brasileiro: a capacidade de tornar simples as descobertas, a incansável busca pelo acerto, meio preciosista, meio instintiva, e o entusiasmo apaixonado pela música.

Produzido por Marcelo Camelo e com participação de integrantes do Hurtmold - Maurício Takara esteve presente no estúdio - Pitanga pode ser a afirmação definitiva de Mallu. Ainda muito jovem, a compositora continua a aproximar suas influências e imprimir um estilo mais definido, o que pode ser confirmado em apresentações recentes. Independente do resultado final, é de valor considerável que alguém se proponha a registrar de forma tão direta a construção de um trabalho.

Mallu liberou um pequeno vídeo-teaser do álbum nessa quinta-feira,7:

Nenhum comentário:

Postar um comentário