terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Parks and Recreation reúne humor e política



Por Letícia 

Criada em 2009, Parks é uma série encabeçada por Amy Poehler (mais conhecida por seus papéis no Saturday Night Live), que mostra a rotina de funcionários da prefeitura da fictícia cidade de Pawnee, Indiana. A personagem de Poehler, Leslie Knope, é vice-diretora do Departamento de Parques e Recreação, e possui como principal característica uma personalidade entusiasmada (por vezes até demais) com o seu trabalho.

O seriado é conduzido exatamente através das discussões políticas que envolvem o Departamento, mas isso fica equilibrado com o retrato dos relacionamentos entre os personagens. Ron Swanson é o chefe de Leslie e, ironicamente, se posiciona politicamente como libertário e anti-Estado. Tom Haverford é um colega de Leslie, com um humor particularmente ácido e um ego quase tão grande quanto sua popularidade.

April Ludgate é a secretária estagiária, uma jovem cínica que, por não fazer seu trabalho corretamente, acaba se tornando a pessoa ideal para que Ron evite ser contatado pelos cidadãos. Outros dois personagens importantes são Ann Perkins, enfermeira e melhor amiga de Leslie e Andy Dwyer, ex-namorado de Ann e desempregado por um bom período de episódios.

Gravada no estilo mockumentary (que utiliza a sátira através da forma narrativa de documentário, com depoimentos dos personagens), a série pode ser considerada um retrato da vida americana nas cidades pequenas e conservadoras. O personagem de Leslie, a partir de suas convicções políticas, acaba sendo uma anti-heroína que questiona o não-envolvimento de seus colegas nas discussões democráticas e participação cidadã.

É possível comparar a série em muitos aspectos com 30 Rock: ambas são lideradas por atrizes-roteiristas do SNL, que após o crescimento na carreira conquistaram uma série própria, sem contar que os personagens de Tina Fey e Amy Poehler são mulheres independentes, dedicadas aos seus trabalhos em áreas dominadas majoritariamente por homens (a política e a produção de TV).

 Se nada disso foi suficiente para te convencer, Parks também tem uma lista grande de convidados especiais que são referência na comédia americana: Will Arnett (Arrested Development), Louis C.K. (Louie), Megan Mullally (Will & Grace), Andy Samberg e Will Forte (ambos do Saturday Night Live).

Para quem gosta de: 30 Rock, The Office, Community, Party Down



TOP 10 EPISÓDIOS PARA GOSTAR DE PARKS AND RECREATION
Como a primeira temporada da série só teve seis episódios, com o papel mais de introduzir os personagens do que realmente aprofundar em suas relações, acabei os excluindo do Top 10. Caso prefira começar a assistir pela ordem, já adianto que as temporadas seguintes são infinitamente melhores. Atualmente, Parks and Recreation está na quarta temporada (com a quinta confirmada). O último episódio, 410, foi ao ar no dia oito de dezembro e a série volta do intervalo de Natal em janeiro – dá tempo de assistir todos os 56 nas férias!

10. 409 – The Trial Of Leslie Knope
9. 403 – Born & Raised
8. 407 – The Traty
7. 204 – Practice Date
6. 201 – Pawnee Zoo
5. 302 – The Flu
4. 307 – Harvest Festival
3. 313 – The Fight
2. 315 – The Bubble
1. 305 – Media Blitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário