quarta-feira, 6 de novembro de 2013

#HighFive - Cinco Canções: Garotas Suecas


Convocamos uma galera pra montar uma playlist de cinco músicas. Nesta edição, Tomaz Paoliello do Garotas Suecas

Rock & Roll - Velvet Underground

"Acabamos de perder o Lou Reed e voltei a escutar muito seus discos. O tema dessa canção e a história que tenho com ela se relacionam. Ela fala sobre a sensação de ouvir um rock e sentir que, de uma hora para outra, sua vida começou a fazer sentido. Eu e todos os meus amigos, o pessoal da banda, todo mundo já teve a vida salva pelo rock. 
Meu pai tinha uma fita cassete com esse disco (Loaded), gravada por um amigo que mandou dos EUA nos anos 1970. Tive uma fase de ouvir tudo que tinha em casa, e essa fita, para minha sorte, me apresentou o Velvet muito cedo. Lembro até hoje de ouvir esse disco e sentir exatamente o que o Lou Reed canta. Naquele dia o Velvet Underground salvou minha vida."


Vamos Passear de Bicicleta? - Hyldon

"Esse disco do Hyldon é uma obra prima. Todas as músicas e arranjos são lindos. Essa música, para mim, tem um tom muito infantil, mas muito complexo. Já que falamos do Lou Reed, é um tipo de 'Perfect Day'. Por algum motivo hoje está rolando uma revisão de como encaramos a infância, como uma existência muito melancólica. Essa música é sobre essa sensação."


Straight to Hell - The Clash

"Aqui no Brasil nos acostumamos com a idéia modernista/tropicalista de misturar o local e o global. Para quem é da periferia do mundo parece natural. O Clash é impressionante porque eles fazem esse movimento pelo avesso, a partir do centro. E são uma banda muito aberta, com muitas referências. Quem ouve esse disco sempre fica pensando como teria sido o próximo.Essa música é uma sacada porque fala exatamente de como a 'periferia global' existe também no centro. Fala sobre exclusão, sobre imigração, sobre os filhos de americanos no Vietnã e os filhos de imigrantes nos EUA. Genial."


Hard Times - Baby Huey

"Música do Curtis Mayfield, mas essa versão é mais chocante. Evidentemente é sobre a vida nos guetos americanos, mas descreve um sentimento que todo mundo que vive numa cidade grande conhece. A impessoalidade e a desconfiança generalizada que sentimos em relação aos outros. Atenção para o beat, que já foi sampleado várias vezes. Pesado."


Agora Só Falta Você - Rita Lee & Tutti-Frutti

"Acho que esse é o melhor rock que já foi escrito em português."

Nenhum comentário:

Postar um comentário