quinta-feira, 14 de maio de 2015

DEZ DISCOS FUNDAMENTAIS DO DIY PUNK




Mais do que o clichê dos três acordes, as bandas que construíram discos fundamentais do punk faça-você-mesmo formaram gerações de pessoas dispostas a criar e fazer barulho, em qualquer área. Em diferentes partes do planeta, garotos e garotas tiraram o som das garagens e registraram, da maneira que fosse possível, seu grito de liberdade. Da Califórnia passando por Washington, de São Paulo até Londres, essa galera inspirou – e inspira até hoje – gerações de seguidores que, para além de fãs de música, são também admiradores de um estilo de vida em que a vontade e a criatividade são sempre mais fortes que as barreiras. Selecionamos alguns dos petardos mais inspiradores ao longo da história:

Minutemen – What Makes a Man Starts Fires? (1983)

Quem disse que o punk é só tosquice? O trio de San Pedro na Califórnia tinha Mike Watt  no baixo, um fera que injetava muita inventividade nas linhas do instrumento.

Circle Jerks – Group Sex (1980)

Com um vocalista alucinado como Keith Morris e canções velozes, a estreia do Circle Jerks é certamente um marco do punk rock.

Crass – Stations of the Crass (1979)

Os ingleses do Crass cuidavam de tudo de forma autônoma – o faça-você-mesmo em forma de banda – e tocavam música que inspirava muita gente a encarar questões políticas sem deixar de se divertir.

Germs – (GI) (1979)

Primeiro e único disco do grupo liderado por Darby Crash, morto em 1980. Fúria gravada parcialmente ao vivo no estúdio, para recriar as lendárias apresentações do Germs.

Cólera – Pela Paz em Todo o Mundo (1986)

Redson Pozzi nos deixou precocemente em 2011, mas o legado de sua banda é imensurável. O segundo disco do Cólera é um marco do punk brasileiro, recheado de hinos humanistas.

Fugazi – steady Diet of Nothing (1991)

Com uma filosofia DIY bem definida e músicos hábeis, o Fugazi mostrou que o hardcore poderia se expandir sonicamente; o disco foi produzido pela própria banda.

Minor Threat – Out of Step (1983)

Antes de integrar o Fugazi, Ian MacKaye esteve no Minor Threat: depois de alguns EPs, o disco de estreia da banda de Washington formou a base para o encontro do hardcore de letras pessoais e questões sócio-políticas.

Descendents – I Don’t Want to Grow Up (1985)

Antes da fórmula da melodia tomar conta do punk nos anos noventa, o Descendents já divertia milhares com músicas grudentas e aroma adolescente.

Black Flag – Damaged (1981)

Um disco icônico que reúne humor bastante ácido com violência e agressividade, além de riffs afiadíssimos cortesia do guitarrista Greg Ginn.

Nation of Ulysses – 13-Point Program To Destroy America (1991)

Com referências aos Panteras Negras e à paranoia anticomunista, adicionando um punhado de canções ultra velozes, o Nation of Ulysses e seu carismático líder Ian Svenonius entregou um pequeno clássico do barulho punk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário